O PROJETO SIRIUS
A nova fonte de luz síncrotron brasileira, será a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no País e uma das primeiras fontes de luz síncrotron de 4ª geração do mundo. É planejada para colocar o Brasil na liderança mundial de produção de luz síncrotron e foi projetada para ter o maior brilho dentre todos os equipamentos na sua classe de energia.
MAS O QUE É LUZ SÍNCROTRON?
A luz, ou radiação, síncrotron é um tipo de radiação eletromagnética que se estende por uma faixa ampla do espectro eletromagnético – luz infravermelha, ultravioleta e raios X. A luz síncrotron é produzida quando partículas carregadas, aceleradas a velocidades próximas à velocidade da luz, tem sua trajetória desviada por campos magnéticos. A Fonte de Luz Síncrotron é uma máquina de grande porte, capaz controlar o movimento dessas partículas carregadas, tipicamente elétrons, para produzir essa luz sincrotron. Saiba mais…

Maquete digital do Projeto Sirius que está sendo construído em Campinas (Foto: Divulgação/ LNLS).
- Nivelador dos magnetos
- O ondulador Delta possui 1.2 metros de comprimento e nesse comprimento, o projeto usa quadro conjuntos de guias lineares especiais de 200mm, espaçados em 325mm entre si. Nessas regiões sem guia linear, há canais projetados para a medição magnética do ondulador.
![]() |
![]() |